Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

Mayk | agosto 04, 2022

Imagem artigo

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas

 

Você já parou para pensar na importância do líder na organização? Trata-se de um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias que direcionam à equipe para melhorar a produtividade. Sem uma liderança clara, o negócio pode ter vários problemas.

 

Por vezes, um colaborador operacional tem todo o potencial para um cargo de gestão, bastando apenas que alguém o ensine como desenvolver habilidades de liderança. Esta é uma soft skill muito valorizada no mercado de trabalho. Logo, se você quer se destacar, dominar essa habilidade pode ajudá-lo.

 

Existem líderes natos, aqueles que inspiram os colegas no desenvolvimento de atividades. Por outro lado, há quem precise desenvolver esta habilidade a fim de alavancar a carreira e conquistar postos de gestão.

 

Logo, se você percebe que não tem as características de liderança, não se desespere. O Peixe 30 é uma rede social profissional em vídeo que vai ajudá-lo a identificar e aperfeiçoar suas habilidades comportamentais. Continue sua leitura e descubra o que fazer para ser um líder!

Por que desenvolver habilidades de liderança?

Primeiramente, um líder é aquele que delega as tarefas e funções à equipe, além de direcioná-la na realização das atividades conforme os processos definidos pela organização. Ok, mas por que a pessoa precisa desenvolver habilidades de liderança? Por ser uma oportunidade de angariar postos de gestão e alavancar a carreira.

 

O líder é importante para a empresa porque guia as equipes, orienta quanto ao cumprimento dos prazos e motiva os times para que sejam mais produtivos. Trata-se de um cargo de confiança que possibilita o alcance de objetivos e postos estratégicos na empresa. Consequentemente, o colaborador pode chegar a gestão de área ou a diretoria executiva.

Quais são as principais características do líder?

Você verá abaixo como desenvolver habilidades de liderança. Contudo, é necessário entender quais são as características principais de um líder. Além de tomar a frente das situações, ele deve ter:

 

  • Capacidade de tomar decisões;
  • Autoconfiança;
  • Saber dar feedback;
  • Ter conduta exemplar;
  • Reconhecer as potencialidades do outro;
  • Ter boa capacidade de comunicação.

 

É importante ressaltar que todas essas atribuições devem ser expressas de forma natural, e não autoritária, para que o líder consiga guiar por inspiração e não por medo.

Aprenda como desenvolver habilidades de liderança

Você descobriu por meio de uma análise do perfil comportamental que a liderança não é uma característica sua, mas precisa tê-la para se destacar em sua área. Saiba que isso é totalmente possível!

 

Não, você não precisa ser um líder nato para conquistar um posto de gestão na empresa. Alguns pontos podem ser desenvolvidos, mesmo porque há diferentes tipos de liderança em uma organização.

Desenvolva o autoconhecimento

Um dos primeiros passos para desenvolver habilidades de liderança é identificar seus pontos fracos e fortes, competências e o que precisa ser melhorado. Para isso, entre no Peixe 30 e faça o seu Assessment, nele terá um mapa das suas principais características.

Saiba se comunicar

Essa dica de como desenvolver habilidades de liderança vale para todos, principalmente para quem deseja gerenciar um time. É importante expressar as ideias com clareza e objetividade para que a equipe entenda o que é para ser feito.

 

Outro ponto importante é viabilizar a comunicação no ambiente de trabalho para que os funcionários se sintam à vontade para expressar seus pensamentos e ideias.

Otimize suas habilidades sociais

Por mais que uma pessoa tímida possa ser líder, é impossível liderar sem saber se relacionar com o outro. Deste modo, é imprescindível pontuar, por exemplo, se é preciso desenvolver habilidades de comunicação, gerenciamento de crise e pensamento crítico.

 

Ainda no sentido de aprimorar as habilidades sociais, um líder precisa ter empatia, se colocando no lugar dos colaboradores e ouvi-los. Leve em consideração os sentimentos do outro e esteja aberto para conversar.

Comece a ajudar os colegas

Uma forma de desenvolver as habilidades de liderança é ajudar os colegas de equipe, pois você conhece as características de cada um e pode auxiliar na realização de suas atividades. Esta também é uma forma de ir identificando as potencialidades e o que pode ser melhorado.

Aprenda a tomar decisões

Chegamos a um ponto chave no desenvolvimento das habilidades de liderança. Afinal, é o líder que toma as decisões, subsidiado por informações estratégicas. Trata-se de uma tarefa difícil, porém necessária e requer a análise cuidadosa do cenário.

 

Nesta tarefa, é importante considerar o passado e trabalhar com projeções sobre o futuro. Além disso, algumas decisões precisam ser tomadas imediatamente, o que exigirá rapidez na análise.

Defina metas e objetivos concretos

Trace metas e objetivos para si mesmo, e os caminhos que precisa percorrer para atingi-los. Porém, estabeleça metas claras e alcançáveis para não se frustrar. Também é importante definir prazos para atingir cada etapa. Para ajudar, busque referências de sucesso na própria empresa.

Tente assumir projetos na empresa

Na empresa, uma boa forma de como desenvolver habilidades de liderança é mudar a postura e passar a assumir responsabilidades e absorver projetos que estejam além das suas funções corriqueiras. Claro que você não precisa “abraçar o mundo”, mas apenas sair da sua zona de conforto, ser proativo e se fazer notar.

Nunca pare de aprender

Um dos pontos primordiais para desenvolver a liderança é continuar se atualizando sempre. Busque os conhecimentos sobre as tarefas que executa, áreas correlacionadas e até fora do ambiente de trabalho. Isso possibilita que você se capacite a si mesmo e aos colegas, além de trazer soluções inovadoras.

 

As dicas acima mostram ser perfeitamente possível desenvolver habilidades de liderança e, assim, alavancar sua carreira. Porém, pense que um líder não deve ser autoritário, mas inspirador. Assim, evita-se a perda de talentos e os objetivos são alcançados de forma concreta e natural.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia e impulsionar a sua carreira.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!