Como ascender profissionalmente?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

A ascensão profissional é um processo árduo e lento, mas deve ser feito por qualquer profissional. Aqui serão mostradas dicas, critérios, fatores e quais passos você deve seguir para ascender profissionalmente. Além disso, entenderá porque deve investir neste crescimento e o que seria de fato uma ascensão profissional. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é ascender profissionalmente?
  • Por que ascender profissionalmente é importante?
  • Passos para ascender profissionalmente
  • Como se preparar para ascender profissionalmente
  • Fatores e critérios para a ascensão profissional
  • Dicas para ascender profissionalmente
  • Maneiras de alcançar a ascensão profissional

O que é ascender profissionalmente?

Ascender profissionalmente não é simplesmente ganhar mais dinheiro, montar o próprio negócio ou galgar andares até se tornar o CEO da empresa. Uma ascensão profissional é qualquer sequência de ocorridos em que você evolui intelectual e materialmente, aumentando a sua capacidade de produzir

Por que ascender profissionalmente é importante?

Manter-se estagnado no mercado pode ser prejudicial. A competição sempre irá existir entre os profissionais, e aqueles que são mais ambiciosos tendem a tomar a frente dos acomodados

Por isso, estar sempre ascendendo profissionalmente é tão importante. Se você ficar imóvel e satisfeito, o risco de perder o que conseguiu até o momento é maior. Porém, se continuar se movendo, não apenas irá conservar o que já conseguiu, mas vai adquirir ainda mais. 

Passos para ascender profissionalmente

Passos para ascender profissionalmente
Passos para ascender profissionalmente

1º Passo: Capacitar-se

Cada avanço na carreira exige uma nova qualificação para que se consiga lidar com a nova demanda. Faça um curso de especialização, uma pós-graduação, aprenda uma nova habilidade, faça cursos online se estiver sem tempo, corra atrás de um MBA ou de um mestrado, etc. Nenhuma ascensão profissional vem sem qualificação

2º Passo: Atualizar-se

O mercado está em constante mudança, logo o profissional também precisa estar. Se quiser ascender profissionalmente, é recomendável que se mantenha atualizado sobre as novas dinâmicas de trabalho. 

As empresas também estão sempre buscando novas tecnologias que tornem suas atividades mais fáceis e lucrativas. O profissional que quer ascender profissionalmente deve se manter atualizado e se adequar a essas tecnologias, se não, corre o risco de ficar obsoleto, pois seus serviços não atenderão aos novos padrões do mercado.  

3º Passo: Relacionar-se

Essa é a etapa conhecida como networking. Você deve se aproximar de pessoas que possam lhe oferecer boas oportunidades. Contudo, não peça indicações apenas quando precisar. Demonstre interesse pelos outros. Se você mostrar que se importa, as chances de ser ajudado no futuro aumentam

Além de indicações, um networking também é excelente para criar grupos de conversa. Neles, profissionais podem trocar experiências e conseguir ascender juntos aplicando as dicas uns dos outros. 

Como se preparar para ascender profissionalmente

Ninguém ascende profissionalmente sem um planejamento. Daí vem a pergunta “onde você planeja estar daqui a 5 anos?”, feita normalmente em entrevistas de emprego. Ela serve para medir a capacidade do candidato de traçar planos e metas

Assim, para que você ascenda profissionalmente, primeiro se pergunte:

  • Quanto quero ganhar?
  • Em quanto tempo consigo isso?
  • Quais qualificações preciso para chegar aonde quero?
  • Quais empresas podem me ajudar a chegar até lá? 

Fatores e critérios para a ascensão profissional

Os fatores que levam cada pessoa a ser contratada ou promovida variam bastante de área para área e até mesmo de empresa para empresa. Aqui apresentaremos alguns fatores gerais que você deve focar para ascender profissionalmente. São:

  • Produtividade
  • Espírito de equipe e colaboração
  • Organização do tempo e do espaço de trabalho
  • Qualidade do serviço
  • Relacionamento com colegas e patrões
  • Atitude 
  • Comportamento
  • Habilidades

Reúna o máximo possível desses atributos e estará a caminho para sua escalada rumo ao topo. Busque na sua empresa entender porque os funcionários que conseguiram ser promovidos receberam o reconhecimento e outros não.  

Se quiser começar o seu negócio, estude seus concorrentes já consolidados. Veja o que eles fizeram que deu certo e adapte ao seu estilo

Dicas para ascender profissionalmente

1- Conheça a si mesmo

Suas chances de ascender profissionalmente são infinitamente maiores se você se conhecer. É necessário ter consciência dos seus limites, talentos, habilidades, objetivos e valores pessoais. 

Tudo isso refletirá em saber exatamente onde está e em como prosseguir. Isso lhe dará autoconfiança, uma característica de extrema importância para parceiros, patrões e recrutadores.

2- Invista em si mesmo

Já falamos que “capacitar-se” é um dos passos essenciais de qualquer ascensão profissional. Quanto mais você estuda, menos os seus concorrentes te ameaçam. E se escolheu fazer algo porque foi inspirado por alguém, saiba que esse profissional estudou bastante para chegar onde chegou e você pode ser o próximo

Também é interessante investir no seu desenvolvimento além de suas funções técnicas. Desenvolva sua liderança, mostre iniciativa para adquirir mais responsabilidades e gerir pessoas.

3- Contacte pessoas e faça propostas

Também já ressaltamos a importância de construir um networking. Oportunidades não virão se não correr atrás delas. Procure parceiros, proponha negócios vantajosos para ambos, ofereça seu trabalho. Lembre-se que portas não se abrem sozinhas

4- Busque soluções

O profissional que consegue ascender não é aquele que fala que tem algo errado, mas o que oferece uma solução. Claro que se realmente não sabe como resolver um problema diga que não sabe, mas não pare por aí. Diga que não sabe, mas que vai descobrir e voltar com a solução

5- Use a tecnologia, mas não dependa dela

Novas tecnologias são ótimas para aumentar a capacidade produtiva do profissional, porém também podem ser um empecilho. Celulares por exemplo, podem ser usados para fazer cursos online, mas ao mesmo tempo são uma fonte de distrações inesgotáveis.

Portanto, policie-se para controlar a tecnologia e fazê-la trabalhar em prol da sua ascensão profissional. Não trabalhe para ela.  

6- Leia autores diversos

Uma característica em comum que existe na grande maioria dos profissionais que conseguem ascender é o gosto pela leitura. Não apenas pela literatura voltada para a sua área, mas leitura de forma geral. Ler aumenta a velocidade de raciocínio, a criatividade e sua forma de se expressar seja na parte escrita ou oral. 

Assim, leia sempre que puder se pretende ascender profissionalmente. 

A sugestão dos maiores autores é ter três momentos de leitura de meia hora: leitura sobre o seu trabalho para se aprimorar, leitura espiritual e leitura de entretenimento, como um clássico da literatura mesmo.

7- Eduque-se financeiramente

Dinheiro também é muito importante na sua ascensão profissional. Por isso controle seus gastos e tenha certeza de que sempre estará ganhando mais do que está gastando. Aprenda sobre o mercado financeiro para fazer bons investimentos e multiplicar o seu capital

Com esse maior poder monetário pode-se investir em cursos e especializações melhores para continuar galgando cargos na sua empresa ou abrir o seu próprio negócio. Logo, ter educação financeira significa investir na sua ascensão profissional.  

8- Seja ousado e empreenda

Empreender exige ousadia, pois num primeiro momento,  você mesmo terá de financiar seu projeto. Riscos existem, mas você nunca saberá se seu projeto dará certo se não tentar. Mas devido ao avanço tecnológico, empreender hoje em dia está muito mais barato e seguro. 

Tente abrir um negócio online para começar a ganhar dinheiro com ele. Basta dedicação, estudo, técnica e constância. Portanto, tire seus projetos da gaveta e comece a empreender. Isso será um grande salto na sua carreira.

9- Seja competitivo

A competição é boa, porque motiva as pessoas a sempre buscarem fazer serviços melhores a custos menores. Dessa forma, os profissionais sempre estão competindo pelas promoções, melhores salários, melhores cargos e pelas próprias vagas de emprego. 

Competir é uma forma de mostrar seu profissionalismo, deixando-o mais próximo da mudança de vida que está buscando. Apenas não exagere! O trabalho cooperativo também é uma ótima alavanca para ascender profissionalmente, então o ideal é conciliar os dois. 

Maneiras de alcançar a ascensão profissional

Existem inúmeras formas de aplicar as dicas que acabamos de lhe dar para ascender profissionalmente. Vamos listar aqui cinco maneiras gerais e mais conhecidas que normalmente os profissionais usam para obter sucesso. 

1- Corda: Arriscar tudo

Essa maneira é a comparação entre a ascensão profissional e a escalada de uma montanha com uma corda

O profissional que opta por essa rota é o que está disposto a arriscar tudo. Ele tem um bom planejamento, condicionamento, coragem e sabe que qualquer erro pode acabar com o negócio dele. Contudo, ele acredita que tudo vale a pena para fincar a sua bandeira no topo. 

2- Elevador: Confortável, mas não tão seguro

Aqui a ascensão profissional é comparada com uma subida de elevador. Ela é para os profissionais que se importam mais com o objetivo do que com a jornada.  

Eles são imediatistas, gostam da zona de conforto e não calculam riscos. Por exemplo, não esperam a possibilidade do elevador enguiçar, cair, não passar por todos os andares e também não olham na hora de entrar para saber se o elevador está realmente lá

Cuidado ao achar que terá sucesso ao subir na sua carreira de elevador. 

3- Escada rolante: Confortável, mas não vai tão alto

A escada rolante, assim como o elevador é confortável e rápida, além de ser mais segura que o elevador. O problema é que o profissional que busca sua ascensão por escada rolante normalmente é mais acomodado e não pretende subir muito alto

Eles não sentem necessidade de arriscar tanto. Entretanto, lembre-se que escadas rolantes podem gerar acidentes fatais quando dão defeito. 

4- Paraquedas: Rápido para subir, mas difícil de controlar

A comparação feita entre ascender profissionalmente e pular de paraquedas é que a parte da subida de avião é bem divertida e rápida, mas a da descida é difícil de prever ou controlar. Precisa-se prever muitos fatores e ainda há a dúvida se o paraquedas vai abrir ou não

Essa comparação é destinada ao profissional sem habilidade que conseguiu o cargo por apadrinhamento, algum empurrão ou de outras formas ilícitas, porque licitamente a sua habilidade limitada não lhe permitiria chegar tão longe. 

5- Escada: Mais lento, porém mais seguro

Ascender profissionalmente por meio de uma escada normal pode não ser tão confortável quanto subir de elevador ou escada rolante, mas é bem mais seguro. As escadas normais foram feitas para o profissional que calcula os riscos de subir ou descer. Ele acredita que trabalho árduo vai levá-lo ao topo e tem um plano para conseguir isso.

Esse profissional tem menos concorrência, sofre menos riscos, não é preguiçoso, sobe gradativamente, mantém o pé no chão e tem um objetivo traçado. Quando for tentar ascender profissionalmente, considere subir de escada.  

Esperamos que tenha gostado das dicas para saber como ascender profissionalmente. Se esse texto foi útil para você considere baixar o app do Peixe 30

Ele te permitirá aumentar consideravelmente a sua relevância e visibilidade para que você consiga se destacar dentro da sua empresa, possa complementar a sua carreira e até adquira mais oportunidades de emprego. 

Se você é empreendedor, pode usar esse aplicativo para encontrar colaboradores de qualidade para o seu negócio. Isso te permitirá atingir e superar seus objetivos mais rapidamente. 

Para ver isso acontecer, baixe o Peixe 30. 

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]