Como aprender a Falar BEM? 23 Passos para se Expressar Melhor!

admin | novembro 24, 2020

Imagem artigo

O mercado de trabalho é um ambiente que exige oratória dos que estão incluídos nele. As situações são vastas, desde entrevistas de emprego até apresentações para investidores. Baseados na importância dessa habilidade, elaboramos uma lista com 23 dicas práticas e fáceis sobre como aprender a falar bem. Confira!

O que você encontrará nesse texto:

  • Fale naturalmente
  • Demonstre bom humor
  • Fale com desconhecidos
  • Atente-se com a intensidade
  • Atente-se ao português
  • Pratique sua linguagem corporal
  • Conheça o assunto
  • Estrutura completa
  • Aprenda sobre o outro
  • Amplie seu vocabulário
  • Conscientize-se sobre a linguagem
  • Atente-se para a intimidade
  • Ouça
  • Tente não se distrair
  • Adeque a conversa ao contexto
  • Preste atenção nas suas roupas
  • Procure se autoconhecer
  • Leia
  • Treine
  • Fale sobre sentimentos
  • Seja sincero
  • Peça feedbacks
  • Contrate um coach

1- Fale naturalmente

Naturalidade é a primeira dica de como falar bem. Não tente criar um personagem ou imitar o seu colega de setor que fala muito bem. 

Entenda que ele se expressa de maneira adequada porque age como realmente é, portanto, faça o mesmo. Quando você parar de querer ser outra pessoa e começar a ser você mesmo vai perceber o quanto sua fala vai melhorar

2- Demonstre bom humor

Humor aqui não é exatamente contar piadas, mas agir de acordo com a situação. Para exemplificar, imagine dois churrascos. Um com a sua família e outro é um evento informal da empresa em que trabalha. 

Ainda que os dois eventos sejam churrascos você não vai se comportar da mesma forma, afinal estar junto da família é diferente de estar com os colegas de trabalho. 

Provavelmente você será mais descontraído com os membros da sua família e reservado com os colegas, correto? 

A questão é manter o bom humor e agir como alguém que permite a aproximação de quem está ao redor.  

3- Fale com desconhecidos

Todos ouvimos de nossos pais quando pequenos para não falarmos com estranhos, mas vamos abrir algumas exceções. 

Converse com que está esperando junto com você na fila do supermercado. Fale com seu colega de trabalho do outro setor. Seu vizinho caminha na mesma praça que você? Peça para caminhar com ele para conversarem. 

Não fique preso apenas aos contatos com conhecidos. Abra seu leque de possibilidades. Isso pode ser bom para você no futuro.  

4- Atente-se com a intensidade

Falar muito devagar pode entediar o ouvinte, porém, se for muito rápido exige muito da atenção dele

O mesmo serve para o tom de voz. Um tom alto demais pode ser incômodo para quem ouve e um muito baixo denuncia insegurança. Procure um equilíbrio. 

5- Atente-se ao português

Aprender a falar bem envolve gramática. Expressar-se de maneira adequada engloba a pronúncia correta das palavras e o respeito às normas gramaticais.

6- Pratique sua linguagem corporal

Sua postura, voz, gestos e olhar dizem muitas coisas a quem sabe prestar atenção. Sabendo disso, comece a dar a devida importância para a linguagem corporal.

7- Conheça o assunto

Se a empresa em que trabalha estiver realizando algum projeto, estude a respeito. Informe-se. Depois disso, dê a sua opinião. 

Se quiser aprender a falar bem precisa demonstrar que sabe sobre o que está falando primeiro

8- Estrutura completa

Aprender a falar bem tem a ver com fazer com que suas falas tenham sentido. Isso significa estabelecer uma estrutura entre elas. Ou seja, mesmo oralmente, suas frases precisam de introdução, desenvolvimento e conclusão

9- Aprenda sobre o outro

Durante a conversa, busque aprender mais sobre a pessoa com quem está conversando. Isso deixa o diálogo mais fluido, além de determinar muitos outro fatores como a linguagem, a forma de se apresentar, etc…

10- Amplie seu vocabulário

Ampliar o vocabulário é fundamental para qualquer um que queira saber como aprender a falar bem. Ter um vocabulário vasto fará com que você se comunique de forma clara e objetiva

Por isso, leia mais!

11- Conscientize-se sobre a linguagem

Adeque sua linguagem de acordo com quem está te ouvindo. Falar com o chefe do seu setor obviamente exige mais fineza e formalidade do que conversar com o seu colega de bar. 

Confundir as situações pode causar estranhamento e confusão em quem está ouvindo. Isso te faz perder pontos de credibilidade com essa pessoa

12- Atente-se para a intimidade

Ainda que a conversa seja descontraída procure entender o nível de intimidade que a pessoa com quem está falando lhe permite ter. Não faça muitas piadas, nem se desprenda demais da gramática sem saber o quanto pode fazer isso.  

13- Ouça

Aprender a falar bem significa também aprender a ouvir. Ouça os pontos do outro, respeite-o e responda de acordo. Quando você ouve, ganha embasamento para se expressar.  

14- Tente não se distrair

Concentre-se em passar a sua mensagem e fazer o ouvinte se engajar com ela. Esqueça as distrações do ambiente nesse momento.

15- Adeque a conversa ao contexto

Adeque o assunto à situação. Não vá falar dos casos que ocorreram no bar no domingo a tarde em uma reunião de trabalho, nem de possíveis propostas para ampliar a produtividade da empresa em uma boate

Claro, se você tiver alguma ideia desse tipo enquanto está na boate, anote-a e leve para seu chefe no dia seguinte. 

16- Preste atenção nas suas roupas

Seu estilo de roupa diz muito sobre você. Seus valores e personalidade se refletem nas suas vestimentas. Elas denunciam até mesmo o seu estilo de vida

Portanto, alinhe seu estilo com sua identidade e transmita isso através dos seus trajes para aprender a falar bem

17- Procure se autoconhecer

Para aprender a falar bem, busque conhecer a si mesmo. Identifique seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Praticar o autoconhecimento resulta, com o tempo, na criação de uma marca pessoal. Assim, você ganha segurança e credibilidade.  

18- Leia

Lendo para aprender a falar bem
Lendo para aprender a falar bem

Uma das melhores técnicas para aprender a falar bem é praticar a leitura. Ela lhe permite ter acessos a novos conhecimentos. 

Além disso, quando lemos frases concisas e bem estruturadas com frequência, inconscientemente entendemos como essas frases foram montadas. Dessa forma, conseguimos reproduzir a estrutura e melhorar nossa habilidade com as palavras. 

19- Treine

Fale com sigo mesmo para aprender a falar bem. Fique na frente do espelho e preste atenção no que está dizendo, no seu tom de voz, no que está bom e no que está ruim. Literalmente faça um avaliação de si mesmo falando

20- Fale sobre sentimentos

Falar sobre seus sentimentos com alguém é ótimo para a aprender a falar bem. Quando expressamos o que estamos sentindo passamos a entender melhor as nossas emoções e nós mesmos e isso reverbera na nossa capacidade de nos expressarmos. 

Pare de reprimir o que sente. Verá que sua habilidade para falar irá melhorar consideravelmente.  

21- Seja sincero

Ser sincero é uma ótima prática para aprender a falar bem. Quando somos sinceros, compartilhamos nossas experiências, contamos histórias reais e por consequência, melhoramos nossas habilidades de expressão

22- Peça feedbacks

Peça feedbacks de pessoas próximas a você. Ouça o que elas têm a dizer sobre as suas habilidades de expressão. Faça isso e vai notar uma melhora considerável na sua fala. 

23- Contrate um coach

Se possível, contratar um coach pode ser uma boa forma de aprender a falar bem. Os coaches são profissionais voltados para ajudar as pessoas a desenvolverem novas habilidades e prestar assistência no processo. 

Se contratar um, ele pode te ajudar a praticar suas habilidades de fala e assim, expressar-se cada vez melhor. 

Por fim, você pode conferir abaixo o trailer do filme “O Discurso do Rei”. Assistir a esse longa te dará uma boa noção do poder que reside no dom da fala. Assista: 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre como falar bem. Para encerrar gostaríamos recomendar o app do Peixe 30

Ele é muito útil para ajudar os empresários a encontrar colaboradores para compor sua equipe. E também para trabalhadores que procuram angariar maior visibilidade para seu trabalho e darem o próximo passo em suas carreiras. Baixe agora!

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]